Meu primeiro contato com a psicanálise deu-se quando ainda estudava engenharia elétrica na UFMG em Belo Horizonte. Nesta ocasião, tive a oportunidade de ler alguns textos da metapsicologia freudiana e fiquei impressionado com as semelhanças entre alguns conceitos ali apresentados e certas definições da física, em particular da física quântica. Mais tarde, decidi estudar psicologia e, logo após terminar o curso, comecei a formação em psicanálise assim como uma análise pessoal. Entretanto, meu interesse pela física nunca diminuiu, e minhas contínuas leituras nesta área continuam sendo uma inestimável contribuição para compreender a psicanálise.

Durante dois anos (86-88) fui professor na PUC-MG. Foi nessa ocasião que decidi continuar minha formação na França além de fazer um doutorado. Em Paris, onde morei por oito anos, frequentei diversos locais pois interessava-me as pluralidades das possíveis leituras do pensamento freudiano. Foi assim que participei de seminários de vários psicanalistas dentre os quais Joyce McDougall, Colette Soler, Piera Aulagnier, Heitor O'Dwyer de Macedo, Joël Dor, Patrick Guyomard, Jacques-Alain Miller. Na Universidade de Paris VII defendi a tese que teve por título: "A formação do sentimento de identidade sexual no Transexual". Ainda em Paris, aprimorei a minha formação psicanalítica, e afiliei-me à Société de Psychanalyse Freudienne (SPF).

De volta ao Brasil, residi em São Paulo, onde dei continuidade ao meu trabalho de pesquisa teórico-clíncio em diferentes áreas, como o mostra os textos que se encontram nesta HomePage. Durante minha estadia em São Paulo participei, como pesquisador, do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Núcleo de Psicanálise do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Fui co-fundador do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Sou membro da Rede Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Rede que agrega várias Universidades no Brasil e no exterior. Trabalhei, também, como consultor e colaborador no projeto PRO-SEX (Projeto Sexualidade) do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de SP, e no do Ambulatório de Endocrinologia do mesmo hospital. Ainda em São Paulo, fui um dos fundadores do Grupo TVer (fundado pela então deputada Federal Dra. Marta Suplicy), que propõe uma discussão sobre qualidade de televisão brasileira.

No início do ano 2000 retornei para Belo Horizonte, e ao meu trabalho de professor na PUC-MG, no qual permaneci até 2020, assim como minha prática clínica. Logo após, tornei-me Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Em 2016 participei da fundação do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA), do qual sou igualmente sócio. Regularmente apresento trabalhos em congressos, dou conferências e palestras, assim como ministro cursos e seminários tanto em BH, em outras cidades do estado, assim como em outros estados o Brasil. Continuo a manter contatos com outros colegas psicanalistas na França, em especial em Paris, e em Nova Iorque. Nestas cidades, participo de eventos ligados à psicanálise. Interessa-me sobremaneira a clínica psicanalítica onde o diálogo com a teoria, e a teoria na prática, dá-se de forma privilegiada. Várias vezes estive na Université de Bretagne Occidentale, em Brest na Bretanha, como professor convidado para ministrar seminários para os alunos de Master 1 e 2.

Em 2007, aceitando um convite, passei dois anos na França lecionando em Brest e fazendo pós-doutorado na Universidade de Paris VII. O tema do pós-doc foi a participação da mitologia na construção da noção de normalidade e de patologia. Graças a inúmeras idas a Belém e à acolhida sempre generosa dos colegas de lá, tive amplo contato com profissionais que trabalham com a população autóctone, o que me permitiu reunir material para a pesquisa de pós-doc. Algumas publicações sobre o tema, estão no site. Em junho de 2009, antes de regressar para o Brasil, foi convidado por professores de Paris VII para fundar a Rede Internacional em Psicopatologia Transcultural. O interesse da Rede é discutir os efeitos da globalização sobre a compreensão do sofrimento psíquico. Ou seja, em que medida estaria havendo uma globalização do adoecer. Em abril de 2010 um grande encontro sobre este tema aconteceu na UFPA, em Belém, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes horizontes interessados em debater o tema.

Atualmente, sou professor e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA e, igualmente, professor e orientador de pesquisas do Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP da Faculdade de Medicina da UFMG, além de coordenador e professor da pós em Sexualidade Humana, da Fac. Santa Casa, BH. Participo do Corpo Docente do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade – POA, RS, e sou professor na pós em Psicanálise do Hospital Santa Catarina, Blumenau, SC.

Além da clínica, são de meu maior interesse a transmissão da psicanálise, a psicanálise na universidade, a discussão e a evolução dos conceitos e das noções psicanalíticas, das bases da metapsicologia freudiana, e a aplicação da psicanálise a outros campos do conhecimento. O instrumental teórico-clínico oferecido pela teoria psicanalítica sempre foi, e continua sendo, de uma atualidade constrangedora para se compreender vários aspectos do mundo atual e as mudanças da contemporaneidade.

Ao criar esta HomePage meu objetivo foi o de propor um espaço virtual onde questões teórico-clínicas pudessem ser debatidas. Possa este espaço virtual transformar-se num local de encontro e de troca para as contribuições ao debate: é a psicanálise que sairá lucrando.

Paulo Roberto Ceccarelli

 

 

Curriculum Vitæ

Psicólogo – Psicanalista. Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Université Paris 7 – Diderot. Pós-doutor - Université Paris 7 – Diderot. Chercheur associé de l’université Paris 7 – Diderot. Membro da Société de Psychanalyse Freudienne (SPF) – Paris, França. Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Sócio fundador do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA). Membro do Corpo Docente do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade – POA, RS. Professor na pós em Psicanálise do Hospital Santa Catarina, Blumenau, SC. Pesquisador Associado do LIPIS (PUC-RJ). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professor e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Professor e orientador de pesquisas do Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP da Faculdade de Medicina da UFMG Coordenador e professor da pós em Sexualidade Humana, da Fac. Santa Casa, BH. Membro do Programa Antártico Brasileiro. Diretor científico da Clínica Ampliada de Saúde Mental (CASM). Fundador e Coordenador do Instituto Mineiro de Sexualidade (IMSEX)


Voltar ao topo